Ícone do site Meu Piauí

Piauiense é Aprovado na Maior Faculdade de Música do Mundo

O jovem Matheus Vilarindo, de 23 anos, estudante de guitarra no Palácio da Música, foi aprovado no teste de admissão da Berklee College of Music, a maior e mais conceituada faculdade de música do mundo, localizada em Boston, nos Estados Unidos.

Além da aprovação, Matheus ainda conquistou uma bolsa de estudos de 25%, cedida aos alunos que mais cativarem a atenção da faculdade. Para concorrer à bolsa, teve que estudar bastante inglês e enviar algumas de suas composições, além de uma entrevista.

Matheus Vilarindo

Todo o processo teve custos e exigiu muita dedicação do aluno.

“Desde os 15 anos que eu sonho em estudar lá, mas antes para mim era impossível porque eu considerava a concorrência grande demais. E agora é uma realidade”, afirma o jovem.

A Berklee College of Music foi uma das pioneiras a fugir do foco da música erudita, sendo voltada para o estudo de estilos mais populares, como jazz e rock. Já formou grandes nomes, como Ramin Djawadi (compositor da série Game of Thrones), Howard Shore (compositor da trilha sonora de Senhor dos Aneis), John Mayer, Steve Vai, John Petrucci, John Myung, Mike Portnoy (membros da banda Dream Theater), entre outros.

Matheus começou a aprender violão sozinho, aos 13 anos, e desde 2017, tem aulas no Palácio da Música de Teresina com o professor André de Sousa, um dos maiores nomes do instrumento do Piauí e Nordeste. As aulas são acessíveis a todas as classes sociais, viabilizando uma educação musical da mais alta qualidade para todos os interessados.

“As aulas do Palácio da Música não ficam atrás de aulas particulares, e até mesmo alunos de escola pública que não tenham o instrumento, podem ter acesso, a principal exigência é o interesse e dedicação. Nossa maior prioridade são os jovens, quanto mais novo, mais facilidade terá de entrar na turma”, explica André de Sousa.

O Palácio da Música é mantido pela Prefeitura Municipal de Teresina por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC) e fica localizado no cruzamento das ruas Santa Luzia e Treze de Maio, N° 1241, Centro.

Com informações: Fala Piauí