Conheça o Piauiense que Transforma Sucata Velha em Arte

Renato Santos, natural da cidade de Valença do Piauí, desde criança já despertava o interesse por artes, a princípio fazia caricaturas dos professores e alunos durante as aulas, fato que quase sempre resultava em repreensão por parte dos professores.

Professor Reginaldo Ferry.

No colégio Santo Antônio, onde fizera seu ensino médio, a professora Marlene Tenório achou interessante seus desenhos e encomendou que fizesse alguns dos poetas da literatura brasileira para serem expostos durante a semana cultural, o que deu mais visibilidade ao seu trabalho, sendo convidado a pintar alguns murais com temas diversos na parte externa do colégio juntamente com outros jovens pintores da época.

Quadro com Ararás pintadas por Renato.

Renato nunca estudou formalmente desenho ou cutelaria (falaremos abaixo), mas mesmo sendo autodidata e tendo que conciliar a arte com o trabalho de soldador e mecânico industrial, nunca deixou de aperfeiçoar suas habilidades artísticas.

Sucata velha que virou machadinho.

Sempre que sobrava um tempo estava desenhando, pintando quadros e fazendo esculturas para clientes em São Paulo e Minas Gerais, onde residiu durante muitos anos.

Renato modificando as sucatas velhas.

Por volta de 2015 criou a página Artes Plásticas Valença do Piauí no intuito de registrar sua obra, já que por vezes não fotografava os trabalhos que fazia.

Facão feito de sucata.

Juntamente com a pintura mantem um trabalho de Cutelaria, que é a arte de transformar matéria prima de sucata como molas de caminhão e discos de arado em facas, facões e machados, produzindo muitas peças de diferentes tamanhos, formas e modelos.

Disco velho virando machadinho.

Mais fotos do trabalho de Cutelaria.

Facas feitas de sucatas.

Machado feito de sucata.

Espada feita de sucata.

Atualmente Renato reside em Balsas no Maranhão e para saber mais sobre o seu trabalho, basta entrar em contato pelo WhatsApp: (99) 9 8451-0640

Cadastre-se na lista VIP e receba novidades do Piauí gratuitamente!

Odemar Martins

Piauiense com muito orgulho e o fundador da Meu Piauí.

Website: http://odemarmartins.com