Em meio a pandemia, estudantes piauienses desenvolvem projeto que preparam alunos para o Enem

Em meio a pandemia causada pelo Corona Vírus, dois estudantes universitários desenvolveram o ClassOn, um projeto que visa preparar estudantes de escolas públicas para prestarem o ENEM deste ano.

O protejo ClassOn surgiu de uma iniciativa da estudante Vitória Pilar do curso Jornalismo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Direito pela Faculdade Maranhense São José dos Cocais (FMSJC) em parceria com Antônio Júnior que é acadêmico de Medicina da UniNovafapi.

Vitória e Antônio Jr. estudaram juntos durante a época de vestibular e por saber como foi uma época difícil, que exige uma dedicação e um compromisso das escolas, decidiram que fariam algo por alunos que estivessem nessa situação, principalmente os alunos da rede pública nesse momento delicado causado pela pandemia.

“Nossa época de vestibular foi bastante intensa, dividimos várias horas do nosso dia procurando material, procurando referências, estudando e a internet foi essencial. No entanto, em 2017, não tinha pandemia”, relata Vitória.

Por saber que é um período que exige bastante dos alunos, principalmente os alunos que irão prestar o vestibular, Vitória e Antônio Jr. sentiram necessidade de fazer algo por outros jovens estudantes. Foi então que, em poucas horas, elaboraram como seria feito, qual o aplicativo, quais matérias iriam ministrar etc.

As aulas ocorrem pelo aplicativo ZOOM e durante as aulas, é possível gravar, expor slides, fotos, conversar com a turma pelo chat e muito mais. O ZOOM é um aplicativo simples, mas nem todos os alunos conhecem, então os tutores ensinam como baixar e usar.

Além do ZOOM, que é usado para às aulas, também tem um grupo no WhatsApp onde os tutores disponibilizam aulas, materiais, questões de ENEM e outras referências. Também é nesse grupo que sempre tiram dúvidas, conversam com os alunos e mandam a identificação das aulas no ZOOM por meio dos links.

“Sabemos que nem todos possuem as mesmas realidades, alguns horários não são bons para que eles possam assistir às aulas ao vivo, pensando nisso, deixamos às aulas gravadas em um drive e disponibilizamos para download para os que não puderam assistir”, conta Vitória.

O projeto já vem tendo bons resultados, um dele é um relato de uma aluna que não consegue assistir às reuniões no momento porque mora na zona rural, mas que vai até à cidade, baixa às aulas e assiste em casa.

Com o passar dos dias, o quadro de alunos aumentou. Inicialmente, tinham apenas alunos, em grande parte, do interior do Piauí, hoje no grupo tem alunos da Paraíba, São Paulo, Roraima, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Brasília e Alagoas.

Não apenas o quadro de alunos aumentou, como também o quadro de tutores, que também é formado por ex-vestibulando, como a Débora, estudante de Farmácia e o Guilherme, estudante de Engenharia de Automação pela Unicamp.

“Nos fins de semana, a gente se organiza, mediante nossas disponibilidades e fazemos um calendário semanal das aulas. Atualmente, Débora dá aula de Química; Guilherme, Fìsica e Matemática; Antônio, Biologia; Eu, Redação e História”, afirma Vitória.

O projeto conta também com a ajuda da Ana Maria e a Isla, pessoas fundamentais no projeto, que auxiliam nas redes sociais e engajamento do projeto. “Elas são pessoas maravilhosas que abraçaram a causa por um bem maior”, conta Vitória.

Após disponibilizar a agenda semanal para os alunos, eles já sabem o horário, matéria e tutor de cada matéria que vai ser dada na semana. “Como o ENEM é uma prova que exige tempo, focamos em assuntos que são mais recorrentes na prova, bem como estratégias de responder às questões mais rápido e como fazer uma redação com mais de 800 pontos”, afirma Vitória.

Segundo Vitória, o projeto já está indo para a terceira semana e já temos ótimos feedback dos alunos, aulas participativas e que contribuem com o aprendizado de todos eles.

Caso queira participar do projeto CLIQUE AQUI.

Siga o Instagram do projeto CLICANDO AQUI.

Cadastre-se na lista VIP e receba novidades do Piauí gratuitamente!

Odemar Martins

Piauiense com muito orgulho e o fundador da Meu Piauí.

Website: http://odemarmartins.com